Representação da mulher negra no audiovisual: Análise dos curtas-metragens: Cores e Botas (2010) e O Dia de Jerusa (2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae82.08

Palavras-chave:

Cinema Negro, Brasil, Representação Afro-Brasileira.

Resumo

Este artigo aborda o tema da representação da mulher afro-brasileira na indústria audiovisual do Brasil. Para isso, primeiramente levantamos dados técnico-teóricos sobre o estado do cinema brasileiro frente à representação da etnia negra. Percebe-se através destes, um racismo estrutural vigente no setor, além da exclusão de género. Portanto, procuramos analisar se duas curtas-metragens de circulação periférica, dirigidas por mulheres negras, se enquadram ao Dogma Feijoada (Carvalho & Domingues, 2018): Cores e Botas (Juliana Vicente, 2010) e O dia de Jerusa (Viviane Ferreira, 2014). Tendo em vista os apontamentos sobre a representação em César dos Santos e Berardo (2013), Raiter (2001), e Jaguaribe e Lissovsky (2014), optamos por uma análise dos dois filmes, segundo Dubois (2012) e Brenez (1998). Assim, encontramos neles elaborações plásticas capazes de contribuir para questionar a representação da mulher afro-brasileira.

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

Camacho Cuzquen, R., Bruch Deitos, M., & Rafael dos Santos, R. (2023). Representação da mulher negra no audiovisual: Análise dos curtas-metragens: Cores e Botas (2010) e O Dia de Jerusa (2014). SAPIENTIAE, 8(2), 287-299. https://doi.org/10.37293/sapientiae82.08