Tradições e Identidade. A Cultura Angolana nas Obras Literárias de Óscar Bento Ribas
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae101.09Palavras-chave:
Óscar Bento Ribas, Angola, tradiçõesResumo
O escritor angolano Óscar Bento Ribas, revelou os costumes culturais e as tradições orais do povo angolano através de contos tradicionais e poesias, que mostram as vivências da população, transmitidas de geração em geração, onde são reconhecidas e divulgadas palavras originárias da língua Kimbundu. Contudo, os jovens desconhecem esse legado que exalta memórias, usos e costumes nativos. Assim, identifica-se como problema desta investigação: insuficiente conhecimento de obras literárias de autores nacionais que promoveram a cultura angolana. Esta narrativa motivou uma investigação a partir do seguinte objectivo: analisar obras literárias de Óscar Bento Ribas, no contexto sociocultural de Angola, no fim do século XIX e início do Século XX. O estudo foi desenvolvido através do método analítico-hermenéutico, aplicado em revisões documentais de obras literárias, tendo em conta os ensaios, estórias, romances, dramas e lirismo. Os principais referentes teóricos foram: Neves (2008), Sousa (2010), Tindó (2010) e Calivala (2015), que abordaram diversas fases da vida e obra do literato angolano, visando a divulgação da sua criação literária. Os resultados obtidos fornecem informações sobre os dados biográficos, orientações relativas às narrativas e a abordagem sociocultural do autor; que a partir da escrita conservou e divulgou as características e valores identitários da nação, com um estilo de redacção que ilustrava conversas, dialectos, relações humanas, misticismo, sentimentos, experiências e alimentação regional, através de uma descrição exuberante do ambiente.
Referências
Calivala, D. (2015). Óscar Ribas: Uma viagem etnográfica em torno do romance Uanga (Feitiço). [Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Estudos Românicos, na especialidade de Estudos Brasileiros e Africanos. Universidade de Lisboa]. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24539/1/ulfl212806_tm.pdf
Canda, A. (12 de Janeiro de 2024). Contributo literário de Óscar Ribas relembrado pelas múltiplas facetas. Jornal de Angola. https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/contributo-literario-de-oscar-ribas-relembrado-pelas-multiplas-facetas/
Damião, P. (26 de Agosto de 2018). Luanda acolhe exposição sobre escritor Óscar Ribas. Jornal de Angola. https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=411880
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009a). Óscar Ribas. Resgate de uma Falta. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009b). Óscar Ribas. Flores e Espinhos. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009c). Óscar Ribas. Uanga (Feitiço). Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009d). Óscar Ribas. Ecos da Minha Terra. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009e). Óscar Ribas. Ilundo. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009f). Óscar Ribas. Missosso I. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009g). Óscar Ribas. Missosso II. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009h). Óscar Ribas. Missosso III. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009i). Óscar Ribas. Alimentação Regional Angolana. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009j). Óscar Ribas. Izomba. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009k). Óscar Ribas. Sunguilando. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009l). Óscar Ribas. Quilanduquilo. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009m). Óscar Ribas. Tudo Isto Aconteceu. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009n). Óscar Ribas. Temas da Vida Angolana e suas Incidências. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009o). Óscar Ribas. Cultuando as Musas. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Instituto Nacional do Livro e do Disco, INLD (2009p). Óscar Ribas. Dicionário de Regionalismos Angolanos. Edição: Ministério da Cultura. Luanda. Angola.
Neves, A. (2008). Câmara Cascudo e Óscar Ribas: Diálogos no Atlântico. [Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Letras. Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-19012009
Pedro, E. (6 de Agosto de 2019). Contributo de Óscar Ribas relembrado em jornadas. Jornal de Angola. https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=433508
Sibi, A. (16 de Agosto de 2019). Ribas é um dos autores notáveis. Jornal de Angola. https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=434217
Sousa, M. (2010). Óscar Ribas: a oralidade que se escreve. [Tese de mestrado, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/399
Tavares, E. (2019). Políticas públicas de educação e formação profissional inicial e contínua em Angola. [Dissertação de Mestrado em Educação Formação. Área de especialidade de Organização e Gestão da Educação e da Formação. Universidade de Lisboa]. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/41393
Tindó, C. (2010). Óscar Ribas e as Literaturas da Noite: a exímia arte de Sunguilar. Navegações, 3 (2). https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/8441
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Elexis Craib Díaz, Josefina Castillero Velásquez, Odete Malaquias
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.