Educação multicultural: actualidade e pertinência
Palavras-chave:
Educação multicultural • Níveis de desenvolvimento • Papel do professorResumo
Neste artigo tem-se como objectivo reflectir sobre a actualidade e a importância da educação multicultural, sem entrar em abordagens relativas à diferenciação entre as expressões «educação multicultural» e «educação intercultural». Contextualiza-se temporal e socialmente o movimento da educação multicultural e dá-se enfoque ao pensamento de James A. Banks, procurando mostrar o quanto ainda há a desenvolver no que aos princípios e aos objectivos da educação multicultural diz respeito. Com efeito, independentemente das alterações curriculares que Banks aconselha e das adaptações que propõe, valoriza-se o papel do professor como elemento que, por si só e independentemente da disciplina que leccione, exerce um papel fundamental na educação multicultural e na preparação dos seus alunos para a diversidade humana, para o respeito para com os outros e para a compreensão, a aceitação e o diálogo com aqueles que são diferentes. A procura de elementos comuns, sejam costumes, maneiras de ser, de estar e de agir, concepções religiosas, valores e outros, constituem um objectivo fundamental tendo em vista o reforço da solidariedade e a construção de uma sociedade mais justa e humana. A educação multicultural não tem unicamente como destinatários os que são diferentes; pelo contrário, quanto mais monocultural se apresentar uma sociedade ou comunidade, maior a necessidade de dar a conhecer o diferente.Referências
Banks, J. A. et al. (2005). Democracy and diversity: principles and concepts for educating citizens in a global age. Seattle: Center for Multicultural Education, College of Education, University of Washington, Seattle.
Banks, J. A. (2004). Teaching for social justice, diversity and citizenship in a global world. The Educational Forum, 68(4), 296-305.
Banks, J. A. (1997). Transformative Knowledge: Implications for multicultural education and curriculum reform. Colóquio/Educação e Sociedade, 1, 107-125.
Banks, J. A. (1985). Multicultural Education. In The international encyclopedia of education. Oxford: Pergamon Press (vol. 6), 3440-3442.
Silva, M.C.V. (2008). Diversidade cultural na escola: encontros e desencontros. Lisboa: Colibri.
UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). (2002). Enhancing global sustainability. Johannesburg, South Africa: World Summit on Sustainable Development. Retrieved May 15, 2004, from www.unesco.org.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.