Análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes de ensino superior

Autores/as

  • Carla Olivia Lima Sousa

Palabras clave:

Epistemológico • Estratégias de aprendizagem • Processo ensino-aprendizagem

Resumen

A presente análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes do ensino superior tem como objectivo principal toda a concepção educativa universitária, as mudanças verificadas nos últimos tempos, perante uma época significativa de desenvolvimento da ciência e das tecnologias. O conceito de educação na sua definição, a aprendizagem e o conhecimento deixaram de ser o objectivo principal da formação superior, tem sido importante aprender-se a conhecer, que adquirir conhecimentos é um processo complexo, de metodologias e pedagogias associadas ao ensino, à psicologia e a todas às mudanças acompanhadas de transformações equivalentes e aplicáveis no ensino superior. Os métodos de ensino são as formas através das quais os professores trabalharão acções estratégicas e procedimentos, com o sentido de organizar actividades com a finalidade de que os estudantes possam atingir os objectivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a fixação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Portanto as estratégias de ensino são os componentes fundamentais do método, onde há um planeamento e uma definição de um plano de trabalho.

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Publicado

2017-05-15

Cómo citar

Lima Sousa, C. O. (2017). Análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes de ensino superior. SAPIENTIAE, 1(1), 133-141. https://publicacoes.uor.edu.ao/index.php/sapientiae/article/view/10