O incremento da qualificação acadêmicas e competências eo seu ajuste às necessidades das sociedades atuais

Autores

  • Maria Cristina Ventura

Palavras-chave:

Qualificações • Competências • Ensino Superior • Mercado-de-Trabalho

Resumo

Neste estudo analisa-se a forma como as autoridades de Portugal e de Angola têm desenvolvido estratégias para o incremento das qualificações académicas das suas populações. Apresentam-se indicadores estatísticos dessa evolução comparados com as realidades continentais em que se inserem aqueles países. Avalia-se igualmente o (des)ajuste das qualificações obtidas e a criação de competências adequadas às necessidades dos mercado-de-trabalho e propõem-se medidas que contribuam para essa adequação.

Referências

Angola. Ministério do Ensino Superior. Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (2014). Anuário Estatístico 2014. Luanda; Angola.

Assembleia Nacional. Comissão de Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social, Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos e Comissão de Economia e Finanças (2014) Relatório conjunto sobre o Plano Nacional da Formação de Quadros. Luanda;

Agência de execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (2012). Números Chave da Educação na Europa. Lisboa.

Carvalho, P. (2012). Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. Revista Angolana de Sociologia, 9, 51-58;

Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (2014). Desajuste de competências para além do evidente;

Conselho de Ministros (2011). O Portugal 2020 - Programa Nacional de Reformas. Lisboa;

Eurobarómetro (2010). Employer’s perception of graduate employability; Governo de Portugal (2014). Portugal 2020 – Acordo de Parceria 2014 2020;

International Labour Office (2014). Skills mismatch in Europe;

Langa, P.V. (2013). Higher Education in Portuguese Speaking African Countries. South Africa: African Minds;

OECD (2014). Education at a Glance 2014; OECD Indicators, OECD Publishing;

Portugal. Direcção Geral do Ensino Superior (2015). Lisboa. disponivel em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Instituicoes/InstrucaoProcessos/CTESP/REGRequeridos/registosreq.htm, consultado em 8 de maio de 2015;

Portugal. Conselho Nacional de Educação (2015). Conferência Escolas de Futuro –Educação 2020, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

World Economic Forum (2014). Matching Skills and Labour Market Needs Building Social Partnerships for Better Skills and Better Jobs;

Banco Mundial (consultado em 26 de março 2015) http://data.worldbank.org/indicator/SE.PRM.UNER.FE/countries/AO-ZF-XT?display=graph

Angola-TODAY (consultado a 26 de março 2015) http://www.angola-today.com/society/education/

Downloads

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Ventura, M. C. (2017). O incremento da qualificação acadêmicas e competências eo seu ajuste às necessidades das sociedades atuais. SAPIENTIAE, 1(1), 13-24. https://publicacoes.uor.edu.ao/index.php/sapientiae/article/view/2