Ensino superior em Angola: breve análise comparativa dos resultados da avaliação externa
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae111.10Palavras-chave:
Ensino Superior, Sector Público, Sector Privado, Avaliação ExternaResumo
Nos últimos anos o ensino superior em Angola tem gradualmente experimentado mudanças nos seus principais objectivos, dando desde já a perceber que, se outrora a preocupação era maximizar e diversificar a oferta formativa, hoje a atenção tem sido fomentar a qualidade. É neste contexto que o Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) submeteu as Instituições de Ensino Superior (IES) à avaliação externa para se aferir os níveis de qualidade existente. É compreensível que diferentes factores podem afectar o desempenho de casa IES, de modo particular, e de cada sector, num sentido mais abrangente. Este trabalho tem por objectivo analisar estatisticamente os resultados do processo de avaliação externa dos cursos de medicina e ciências da saúde. A investigação focou-se em dois momentos cruciais: estudo da base legal e análise estatística dos dados secundários inerentes aos resultados da avaliação externa dos cursos de ciências da saúde, feita através do teste não paramétrico U de Mann-Whitney. O resultado indica que existe diferença no desempenho das IES do sector público em comparação com o sector privado, sendo o privado mais eficaz, com o valor p de 0,036. Conclui-se que o sector privado tende a ter melhor desempenho que o sector público e que as políticas de financiamento podem contribuir para a performance das IES.
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