Percepções de profissionais de saúde sobre dificuldades diagnósticas do transtorno do espectro autista em meninas
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae111.08Palavras-chave:
Trastorno Del Espectro Autista, Diagnóstico, Género, Niñas, AngolaResumo
Este estudo teve como objetivo explorar as percepções de profissionais da saúde e da educação sobre as dificuldades no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em meninas residentes em Luanda, Angola. A investigação teve uma abordagem qualitativa-descritiva, realizada no Centro Amazing School, com a participação de 13 profissionais que atuam com crianças com necessidades educativas especiais. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas estruturadas, organizadas em cinco blocos temáticos: aspectos clínicos, habilidades sociais, camuflagem, comportamentos repetitivos e recomendações. Os principais resultados revelaram que meninas com TEA tendem a camuflar sintomas, apresentando comportamentos internalizados, como ansiedade, timidez e isolamento social, o que dificulta sua identificação precoce. Além disso, constatou-se a carência de formação especializada e a ausência de instrumento de avaliação sensíveis ao gênero. Conclui-se que é urgente capacitar os profissionais e adaptar os processos diagnósticos para considerar as especificidades femininas do TEA, promovendo intervenções mais eficazes no contexto angolano.
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