A proximidade comunitária, uma tarefa fundamental das universidades interculturais, o caso da universidade autónoma indígena do México
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae81.11Palavras-chave:
Ligação, Universidade, Comunidade, Transcendência, povos nativos.Resumo
As universidades têm o duplo compromisso de educar os seus estudantes para serem bons cidadãos com normas e valores que lhes permitam viver e coexistir na sociedade e, por outro lado, criar laços estreitos com a comunidade através da ligação, uma vez que só este processo permite integrar nos programas educativos as exigências que a população exige e que exigem que os seus profissionais se desenvolvam e aprendam nesta fusão Universidade-Comunidade. A Universidade Autónoma Indígena do México, doravante UAIM, tem o alcance comunitário como uma das suas prioridades, razão pela qual a tornou um dos quatro eixos prioritários para cada programa educativo. Com o programa - Adoptar uma Comunidade, procuramos unir forças que contribuam para a formação profissional dos seus estudantes. Quando o projecto de investigação começou, o nosso principal objectivo era promover ligações com a comunidade através da realização de pesquisas que favorecessem a persistência cultural dos povos nativos, ao mesmo tempo que propunham ser repositórios digitais de práticas sociais e culturais. A metodologia proposta é uma inclusão de metodologias horizontais e investigação de acção participativa baseada num trabalho de campo permanente, registando cada aspecto, cada opinião daqueles que vivem, procurando que a interpretação seja horizontal e partilhada com as pessoas, para viver a comunidade.Referências
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