Compreensão dos direitos humanos por parte dos estudantes de Direito da Universidade Óscar Ribas
Palavras-chave:
Direitos humanos, Estudantes universitários, Percepção, Angola.Resumo
Com o objectivo de avaliar o nível de compreensão, dos estudantes do curso de Direito da Universidade Óscar Ribas (UÓR), sobre os Direitos Humanos em Angola, analisou-se um caso de estudo. A abordagem foi qualitativa, com os métodos técnico-jurídicos, revisão bibliográfica, bem como uma avaliação do disposto na Constituição da República de Angola, relativamente ao tema em questão, definido como um paradigma normativo. Trinta estudantes responderam ao questionário. Concluiu-se que os estudantes têm informações a cerca dos Direitos Humanos e 36,6% ouviram falar sobre os mesmos, no ensino não universitário. Os indicadores sobre Direitos Humanos são: o direito à vida, à integridade, o princípio de igualdade e a liberdade de expressão. A Constituição é a norma essencial nesta matéria, tendo sido citados os direitos estabelecidos nos artigos 30.º, 59.º e 23.º. Os Direitos Humanos são salvaguardados, mas as violações isoladas e a falta de celeridade nos casos jurídicos mediáticos deixa subentendida a impunidade e o incumprimento, quando há perda de vidas. Surge, de facto, a necessidade de se regulamentar a Lei sobre a Liberdade de Reunião e de Manifestação.Referências
Alexandrino, José Melo. (2011).Os Direitos Humanos em África. Coimbra Editora. Portugal.
Araújo, Raul Carlos Vasques & NUNES, Elisa Rangel (2014).Constituição da República de Angola Anotada. Tomo – I. Centro de Estudos de Direito Público. Angola.
Assembleia Nacional. (2010). Constituição de Angola. Angola.
De sousa, Marcelo Rebelo &Galvão, Sofia. (2000).Introdução ao estudo do Direito. Lex. Portugal.
Larenz, Karl. (2014).Metodologia da ciência do Direito. 7ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Portugal.
Novais, Jorge Reis. (2010).Direitos Sociais. Teoria jurídica dos Direitos Sociais enquanto Direitos Fundamentais. Coimbra Editora. Portugal.
ONU – Organização das Nações Unidas. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.dudh.org.br; acesso em 11/09/2016.
Pereira, André Gonçalves &Quadros, Fausto de. (2011).Manual de Direito Internacional Público. 3ª ed. Almedina. Portugal.
Peres, Marly Netto. (2013).Dicionário básico escolar de Filosofia. Global. Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.