A presença do racismo na etnia nativa americana Apache; Silver City, Novo México, EUA
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae102.06Palavras-chave:
Racismo, discriminação, etnia ApacheResumo
A importância da questão do racismo presente na etnia Apache é de grande relevância devido ao sentimento de urgência de que as formas como o racismo é representado devem ser visibilizadas. A pesquisa oferece relevância porque torna visível a situação atual das representações do racismo, pela importância da cultura Apache ela se torna relevante; Como há escassez de estudos diretamente relacionados ao tema e à etnia, a justificativa da pesquisa reside na contribuição do conhecimento da presença e das formas de racismo; Destaca-se que a mais predominante se dá pela cor, sem deixar de lado a educação, a etnia, a língua, a cultura, a religião, as cerimônias sagradas, as classes e posições sociais, as mudanças tecnológicas, entre outras formas de representação. O objetivo principal é determinar as formas pelas quais o racismo ocorre entre os colonos Apache originais. A metodologia aplicada é de abordagem qualitativa, com método etnográfico, utiliza-se a teoria fundamentada; O estudo é realizado em Silver City, Novo México, EUA. com o apoio da Western New Mexico University, durante uma estadia acadêmica realizada pela autora em maio de 2018. Por fim, são apresentados os resultados que mostram a presença do racismo em suas diferentes formas como; língua, origem, cerimónias sagradas, educação e falta de inclusão nos programas de estudo dos tempos que a etnia exige para as suas cerimónias sagradas; as conclusões são apresentadas, estabelecendo linhas de pesquisa para estudos futuros.
Referências
Baronnet, B. (2009). Autonomía y educación indígena: las escuelas Zapatistas de las Cañadas de la selva Lacandona de Chiapas, México. El Colegio de México. https://www.proquest.com/openview/2bc900c02d305581c93e79c257e5a5c0/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Carbonell, F. (1999). III. Desigualdad social, diversidad cultural y educación. España. https://recursos.we-know.net/assets/bloques/CARBONELL_desigualdad.pdf
Debo, A. (1890). Geronimo: The man, his time, his place. Vol. 142. University of Oklahoma Press.
Fanon, F. (2023). Black skin, white masks. In Social theory re-wired (pp. 355-361). Routledge. https://icamiami-org.storage.googleapis.com/2018/09/ae77b7fa-fanon_frantz_black_skin_white_masks_1986.pdf
Grosfoguel, R. (2012). El concepto de «racismo» En Michel Foucault y Frantz Fanon: teorizar desde la zona del ser o desde la zona del no-ser. Tábula rasa, (16), 79-102. http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n16/n16a06.pdf
Hutton, P.A. (2016). The Apache Wars: The Hunt for Geronimo, the Apache kid, and the captive boy who started the longest war in american history. Broadway Books.
Lieder, M., Page J. (1997). Wild Justice: The People of Geronimo vs. the United States. Random House Incorporated.
Maldonado-Torres, N. (2007). Frantz Fanón: Filosofía poscontinental y cosmopolitismo descolonial, Nelson Maldonado-Torres. De la Teoría Crítica a una crítica plural de la modernidad, 147. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=pz_gNDgqe_sC&oi=fnd&pg=PA147&dq=Maldonado-Torres,+N.+(2007).+Frantz+Fan%C3%B3n:+Filosof%C3%ADa+poscontinental+y+cosmopolitismo+descolonial,+Nelson+Maldonado-Torres.+De+la+Teor%C3%ADa+Cr%C3%ADtica+a+una+cr%C3%ADtica+plural+de+la+modernidad,+147.&ots=lqUEfQe0HJ&sig=IT4oBOiz-fVvxW-a9OjGdpsWPk0#v=onepage&q&f=false
Rachlis , E. (1960). Indians of the Plains. New York: American Heritage Publishing Co.
Sandoval, E. A., Guerra, E., & Ruiz, F. (2012). Etnorregión yoreme en el norte de Sinaloa. E. México.
UNESCO (1948). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. La Declaración Universal de los Derechos Humanos. Paris, Francia. https://www.un.org/es/about-us/universal-declaration-of-human-rights#:~:text=Art%C3%ADculo%2019,por%20cualquier%20medio%20de%20expresi%C3%B3n
UNESCO (2022). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, Día Mundial de la Diversidad Cultural para el Diálogo y el Desarrollo, Ciudad de México. https://www.un.org/es/observances/cultural-diversity-day#:~:text=La%20Declaraci%C3%B3n%20Universal%20de%20la,249%20de%20diciembre%20de%202002
Velasco Cruz, S. (2015). Racism and education in Mexico. Revista mexicana de ciencias políticas y sociales, 61(226), 379-407. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmcps/v61n226/0185-1918-rmcps-61-226-00379.pdf
Velazquez, M.D.C. (1974). Los Apaches y su leyenda. Historia Mexicana, 161 – 176. El Colegio de México. https://www.jstor.org/stable/25135448
Yudell, M., & Aguilar, P. (2014a). Breve historia del concepto de raza. Pasajes, 44, 32–47. http://www.jstor.org/stable/pasajes.44.32
Yudell, M. (2014b). Race unmasked: Biology and race in the twentieth century. Columbia University Press. https://www.jstor.org/stable/10.1086/683707?read-now=1#page_scan_tab_contents
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Elvira Martínez Salomón
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.