Origem, desenvolvimento de Nollywood e representação cultural de suas etnias
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae102.04Palavras-chave:
Nollywood, Cinema Africano, Estudos Culturais, Economia do AudiovisualResumo
Este estudo aborda a problemática da homogeneização cultural que ocorre em Nollywood, a indústria cinematográfica mais proeminente da África. Para entender esse fenômeno, foram examinadas as condições históricas que permitiram sua origem, desenvolvimento e estabelecimento. Para tanto, foi empregue uma metodologia interdisciplinar, com base em contribuições dos campos da comunicação (Onuzulike, 2015), economia (Okeani, 2018) e Estudos Culturais (Abbas e Amos, 2013). A análise incluiu o impacto dos idiomas locais hausa, igbo e yoruba, bem como o papel do inglês como língua oficial, o qual domina as produções cinematográficas e favorece sua exportação. Os resultados revelam que, embora Nollywood tenha se estabelecido como um pilar da economia nigeriana, sua expansão apresenta desafios significativos. Por um lado, destaca-se sua contribuição para a preservação das línguas e culturas locais; por outro lado, o domínio da língua inglesa e o foco no mercado internacional tendem a homogeneizar as representações culturais. Isso coloca em risco a rica diversidade étnica e linguística do país. Conclui-se que é imperativo desenvolver políticas públicas que equilibrem o crescimento econômico com a preservação da diversidade cultural. Isso inclui o incentivo ao uso de idiomas locais nas produções e a promoção de uma representação mais inclusiva que celebre o multiculturalismo da Nigéria.
Referências
Abbas, L. O., & Amos, D. A. (2013). Yoruba movies and religious propagation in Yorubaland. Al-Fikr: Journal of Arabic and Islamic Studies, 25 (1), 3–18. http://repository.ui.edu.ng/handle/123456789/3236
Bailey, B. (2022). Fast-growing Nollywood creates the most jobs in 5yrs. BusinessDay. https://businessday.ng/big-read/article/fast-growing-nollywood-creates-the-most-jobs-in-5yrs/
Britannica, T. E. of E. (2018). Nigerian theatre. Encyclopædia Britannica. https://www.britannica.com/art/Nigerian-theatre
Campbell, J. (2011). Why Nigeria’s North South Distinction Is Important. HuffPost. https://www.huffpost.com/entry/why-nigerias-north-south-_b_817734
Central Intelligence Agency (CIA). (2024). Nigeria. En The World Factbook. https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/nigeria/
Eberhard, D. M., Simons, G. F., & Fennig, C. D. (Eds.). (2022). Ethnologue: Languages of the World (25a ed.). SIL International. https://www.ethnologue.com/25/country/NG/status
Egbulonu, F. O. (2015). The negative aspect of the English language on Igbo culture. International Journal of Innovative Social Sciences & Humanities Research, 3 (3), 33–38. https://seahipaj.org/journals/education-social-sciences-and-arts/ijisshr/current-issue/
Fuentes Luque, A. (2019). Un águila en un contexto audiovisual multilingüe: el próspero nollywood nigeriano. En C. Carrasco, M. C. Muñoz, & C. Díez-Carbajo (Eds.), Traducción y sostenibilidad cultural: sustrato, fundamentos y aplicaciones (1a ed., pp. 169–176). Ediciones Universidad de Salamanca. https://eusal.es/eusal/catalog/book/978-84-1311-056-1
Igwe, C. (2015). How Nollywood became the second largest film industry. British Council. https://www.britishcouncil.org/voices-magazine/nollywood-second-largest-film-industry
MECOMeter. (2021). Demographics of Nigeria. MECOMeter - Macro Economy Meter. https://web.archive.org/web/20210513210845/http://mecometer.com/country/nigeria/demographics/
Mujica, M. M. (2022). Construir sectores culturales y creativos resilientes y sostenibles. En Re|pensar las políticas para la creatividad: plantear la cultura como un bien público global (pp. 43–67). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380479
Obi Rapu, C. (Director). (1992). Living in Bondage [Película]. Kenneth Nnebue. (Productor)
Okeani, O. (2018). No Place like Nollywood: An Exploration of Nigeria’s Informal Film Industry. UGA Journal of Economics (UGAJE), 1 (1), 1–12. https://web.archive.org/web/20190925061457/http://econjournal.terry.uga.edu/index.php/UGAJUE/article/view/10
Okoh, L. (2023). A Guide To The Indigenous People Of Nigeria. Culture Trip. https://theculturetrip.com/africa/nigeria/articles/a-guide-to-the-indigenous-people-of-nigeria
Onishi, N. (2002). Step Aside, L.A. and Bombay, for Nollywood. The New York Times, 1. https://www.nytimes.com/2002/09/16/world/step-aside-la-and-bombay-for-nollywood.html
Onuzulike, U. (2007). Nollywood: The Birth of Nollywood: The Nigerian Movie Industry. Black Camera, 22 (1), 25–26. https://www.researchgate.net/publication/279533513_Nollywood_The_Birth_of_Nollywood_The_Nigerian_Movie_Industry
Onuzulike, U. (2012). Nigeria: Nollywood as a positive tool for African transformation (pp. 1–4). Consultancy Africa Intelligence (CAI). https://www.researchgate.net/publication/340982832_Nigeria_Nollywood_as_a_positive_tool_for_African_transformation
Onuzulike, U. (2015). What’s wrong with Igbo-language Nollywood film? En A. O. Nwauwa & C. J. Korieh (Eds.), Perspectives on the Igbo: Multidisciplinary approaches (pp. 237–248). Goldline and Jacobs Publishing. https://www.researchgate.net/publication/275894138_WHAT'S_WRONG_WITH_IGBO-LANGUAGE_NOLLYWOOD_FILM
Sasu, D. D. (2022). Distribution of ethnic groups in Nigeria in 2018. Statista. https://www.statista.com/statistics/1203438/distribution-of-ethnic-groups-in-nigeria/
Shehu, I. (2020). Hausa film industry: successes and challenges. *Bulletin of The Faculty of Languages & Translation, 19*(2), 37–45. https://doi.org/10.21608/bflt.2020.166097
The Guardian Nigeria. (2018). Reviving Theatre In Nigeria: The Show Must Go On! The Guardian Nigeria. https://guardian.ng/life/reviving-theatre-in-nigeria-the-show-must-go-on/
Translators without Borders. (2022). Language data for Nigeria. Translators without Borders. https://translatorswithoutborders.org/language-data-nigeria/
Ugochukwu, F. (2020). Why Nigerians living abroad love to watch Nollywood movies. The Conversation. http://theconversation.com/why-nigerians-living-abroad-love-to-watch-nollywood-movies-132983
Umar, Z. H., Mustapha, H., & Muhammad, H. M. (2013). Hausa Film Industry (Kannywood) and Culture a Vehicle for Sustainable Development. Journal of Culture, Society and Development, 1 (1), 75–77. https://iiste.org/Journals/index.php/JCSD/article/view/9159
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Raul Camacho Cuzquen, Miguel Bruch Deitos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.