Formação universitária e responsabilidade social: Notas reflexivas para o debate em Angola

Autores

  • Abel José da Silva Departamento de Humanidades do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo http://orcid.org/0000-0002-2910-1281
  • Irene Jamba Inakulo Moisés Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Departamento de Avaliação Institucional e Acreditação das Instituições e Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento. (FUNDECIT). http://orcid.org/0000-0001-8298-9286

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae91.02

Palavras-chave:

Formação universitária, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, Angola.

Resumo

Nesta reflexão, que se fundamenta na revisão bibliográfica, coloca-se em debate a relação entre formação universitária e responsabilidade social em Angola. Reitera-se o entendimento de que não pode haver desenvolvimento sem formação, assunto que ganha relevância quando relacionado com o Ensino Superior. A responsabilidade social dessa formação decorre da possibilidade do acesso ao saber para fazer da vida social um espaço de realização mais harmonioso, que expressa um novo modo de ser. Formação universitária e responsabilidade social são compreendidas como duas dimensões fundamentais para perceber a tarefa da Universidade e funcionam como indicadores essenciais para determinar o desenvolvimento sustentável de povos e nações no século XXI, porque, com alterações profundas da vida humana, este contexto exige capacidade de lidar com elas de forma menos traumática nas dimensões políticas, económicas, sociais, culturais, ecológicas, humanitárias. Esta capacitação para enfrentar mudanças globais de forma menos traumática e mais criativa constitui o maior desafio de quem se forma em Instituições do Ensino Superior. Como resultado desta reflexão, compreende-se que a magnitude e qualidade de oportunidades de formação universitária podem estar em estreita proporção com as oportunidades de participar dos processos de desenvolvimento dos países e de usufruir dos seus benefícios. Esta lógica não pode ser uma excepção em Angola que, por exemplo, tem, entre outros países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), mais necessidade de valorizar os recursos humanos como o activo mais decisivo para projectar o país na linha do desenvolvimento social e humano.

Referências

Amado, C.M. (2007). História da Pedagogia e da Educação. Universidade de Évora.

Besnier, J-M. (1996). As teorias do conhecimento. Trad. J. Chaves. Instituto Piaget.

Branco, M.L. (2007). A Escola – Comunidade Educativa e Formação dos Novos Cidadãos. Instituto Piaget.

Cabral, R. (1999). Responsabilidade. In Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Edição Século XXI. Editorial Verbo. Cc. 287-288.

Cervo, A.L.; Bervian, P.A. & Silva, R. (2007). Metodologia científica. 6ª Ed. Pearson Prentice Hall.

Cobiella, E.E.V. (2015). Conferencia Inaugural – La Educación: Retos y Voluntad Política, Pedagogía 2015 – Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores, Trad. Própria. Ministerio de Educación de Cuba.

Decreto Presidencial n.º 310/20 de 7 de Dezembro. Estabelece o Regime Jurídico do Subsistema do Ensino Superior. Diário da República n.º 196. Imprensa Nacional.

Durkheim, E. (1978). Educação e sociedade. 12ª Ed. Melhoramentos.

Francisco, J. (2003). Epistemologia: texto didáctico. Seminário Maior de Cristo Rei do Huambo.

Fullat, O. (2000). Filosofía de La Educación. Trad. Própria. Editorial Sintesis Educación.

Giddens, A. & Sutton, P. (2014). Conceitos Essenciais da Sociologia. 2ª Ed. Revisada, Trad. Cláudia Freire. Editora Unesp.

Grilo, M. (2002). Desafios de Educação – Ideias para uma política educativa no século XXI. 1ª Ed. Oficina do Livro.

Lira, M.P.V. (2008). Días Negros Para La Humanidad. Sucesos y desastres para la Historia. Trad. própria. Editorial LIBSA.

Martí, J. (1963). Obras Completas. Volume 8. Trad. Própria. Editorial Nacional de Cuba.

Moraes, M. & Almeida, M. (2012). Os sete saberes necessários à educação do presente (por uma educação transformadora). Wak Editora.

Neto, A.A. (2014). Sagrada Esperança. 1ª Ed. União dos Escritores Angolanos.

Ortiz, R.A. (2014). Conferência Inaugural: Universidad Socialmente Responsable – Universidad 2014 – Congreso Internacional de Educación Superior. Trad. Própria. Ministerio de Educación Superior de Cuba.

Paro, V.H. (2018). Professor: artesão ou operário? Cortez Editora.

Platão (1999). Diálogos: Leyes (Libros I – VI). Introducción, traducción y notas de Francisco Lisi. Editoria Gredos.

Popper, K. (2006). Conjecturas e Refutações. Trad. Benedita Benttecourte. Livraria Almeidina.

Santos, J.C. (2009). Repensar o Homem na Angola do Século XXI – Uma antropologia em perspectiva. Caxinde – Editora e Livraria.

Valentim, I. (2018). As leis da periferia e a cidade filosófica. In Revista Sol Nascente. Nº 13 – Julho. ISSN: 2304-0688, p. 4-5. https://www.ispsn.org/sites/default/files/revista-sol-nascente/revista_sol_nascente_n13.pdf

Downloads

Publicado

2023-07-19

Como Citar

da Silva, A. J., & Moisés, I. J. I. (2023). Formação universitária e responsabilidade social: Notas reflexivas para o debate em Angola. SAPIENTIAE, 9(1), 5-14. https://doi.org/10.37293/sapientiae91.02