Matematicas aplicadas em cenários de crise (Covid-19)
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae62.08Palavras-chave:
COVID-19, matemáticas aplicadas, cenário educativo, economia.Resumo
As matemáticas aplicadas formam parte da formação universitária na graduação e pós-graduação. Desde esta perspectiva, neste ensaio se fará o uso das matemáticas aplicadas com objectivo de estudar os efeitos psicológicos, económicos e educativos sobre a população num cenário de crise como a COVID-19. As teorias matemáticas desenvolvidas neste ensaio são: Teoria do Caos, Cadeias de Markov e Teoria de Nash. A COVID-19 proliferou pelo mundo, afetando populações e países, sem distinção de raça, posição económica, política ou sociocultural. O impacto que a COVID-19 causou a população mundial se pode medir, a médio e longo prazo, através de mudanças no comportamento psicológico e nos hábitos sociais, de saúde, económicos e educativos. Este impacto deixará profundas marcas e dilemas morais tais como: que áreas devem ser priorizadas e qual será o esforço político dirigido a cada uma delas.Downloads
Publicado
2021-01-15
Edição
Secção
Tradução de documentos
Licença
O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.This journal is Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Como Citar
Morales Rangel, M. D. V. (2021). Matematicas aplicadas em cenários de crise (Covid-19). SAPIENTIAE, 6(2), 222-230. https://doi.org/10.37293/sapientiae62.08