Simulacro odontopediátrico com recurso à estratégia de ensino roleplaying em educação para a saúde oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae61.08

Palavras-chave:

Dentição Decídua, Dentição Definitiva, Educação para a Saúde Oral, Pictogramas, Roleplaying

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desmistificar no âmbito de um ato pedagógico, i) o acontecimento desenvolvimentista da erupção dos dentes definitivos na criança; ii) sedimentar precocemente hábitos salutogénicos; e iii) elaborar instrumentos de Educação para a Saúde, evidenciando-se, assim, a importância da comunicação relacional e terapêutica no setting terapêutico de Medicina Dentária. As bases teóricas foram fundamentadas de acordo com Chernoff (1973); Dranka (2012); Magalhães et al. (2013); Mota-Cardoso (2012); Santos (2017). Foi realizado pelos discentes de um simulacro terapêutico-pedagógico em setting odontopediátrico com recurso à técnica do roleplaying, consolidando a vivência de um vínculo terapêutico, a acessibilidade e o fortalecimento dos discentes, no contexto da aprendizagem das suas capacidades comunicacionais. É consentâneo que o roleplaying, enquanto estratégia de ensino-aprendizagem permite que os discentes edifiquem conhecimentos sobre as suas (auto) capacidades comunicacionais a partir de uma reflexão crítica das suas próprias experiências e/ou dos seus pares.

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

Dias, M. do R., Antunes, A., Dias, A., Duarte, B., & Calejo Pires, M. (2020). Simulacro odontopediátrico com recurso à estratégia de ensino roleplaying em educação para a saúde oral. SAPIENTIAE, 6(1), 86-96. https://doi.org/10.37293/sapientiae61.08