Análise dos processos de internacionalização de empresas competitivas colombianas
DOI:
https://doi.org/10.37293/sapientiae41.05Palavras-chave:
Colômbia, Empresa, Produtividade, Competitividade, Política Comercial.Resumo
Este trabalho contribui para o debate sobre a competitividade internacional na Colômbia, através de uma proposta que abranja a economia como um todo, mas que se concentra, especialmente, no sector manufactureiro colombiano (como gerador de valor agregado) e no ambiente económico no qual se encontra. Eles estão imersos, embora a competitividade que as empresas alcançam dependa, em grande parte, dos seus próprios esforços. Argumenta-se que os factores macroeconómicos, sectoriais e institucionais são um dos principais determinantes da produtividade alcançada pelas empresas, o valor agregado que geram e a enclave competitivo alcançado nos mercados nacionais e internacionais. Para este documento, informações estatísticas e documentais são usadas por agências governamentais e bibliográficas, a fim de contrastar e apoiar as questões acima referidas. Finalmente, pode dizer-se que os diferentes factores limitam a competitividade do sector manufactureiro colombiano.Referências
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