Avaliação das tele-aulas em tempo de covid-19 pelos encarregados de educação de Luanda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae71.04

Palavras-chave:

Avaliação das tele-aulas, Cortes de energia eléctrica, Encarregados de Educação, Suspensão das aulas presenciais, Ministério da Educação.

Resumo

Este artigo estuda a implementação das tele-aulas em Angola, como uma das principais acções e medidas de política adoptadas pelo sector da educação em resposta à suspensão das actividades lectivas presenciais no país. O estudo tem como objectivo reflectir sobre os resultados da avaliação das tele-aulas feita pelos encarregados de educação da província de Luanda durante o período de Estado de Emergência. Trata-se de um estudo exploratório, cuja sustentação teórica é feita com suporte aos estudos de Souza & Aguiar (2020) e Bahia (2020), articulados com a análise de relatórios do Ministério da Educação (2019; 2020), do Instituto Nacional de Estatística (2016; 2017), de alguns referentes bibliográficos internacionais, com particular realce para as recomendações da UNESCO (2020), OCDE (2020), Organização Mundial da Saúde (2020), estudos da EdTechHub & Elearning Africa (2020) e da Save the Children International (2020). Para compreender a avaliação das tele-aulas realizou-se um inquérito por questionário online aplicado a cento e dezassete (117) encarregados de educação durante o mês de Abril do ano 2020. O estudo concluiu que a produção das tele-aulas foi uma boa alternativa à suspensão das aulas presenciais, apesar de 23,1% das crianças não as terem acompanhado por desatenção e falta de acompanhamento dos encarregados de educação, constantes de cortes de energia eléctrica e da sua falta em algumas zonas, associado à falta de sinal de televisão, bem como a não posse de aparelho de televisão da parte de alguns agregados familiares pela débil situação socioeconómica que os caracterizam.

Biografia do Autor

  • Chocolate Brás, Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola
    Possui graduação em Ensino de Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda(2015), mestrado em Administração Educacional pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda(2019) e ensino-medio (segundo-grau) pela Escola do II Ciclo do Ensino Secundário de Cabinda(2009). Atualmente é Professor do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola, Chefe de Departamento de Formação Contínua do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Pesquisador do Centro de Estudos e Investigação Cientifica do iMETRO e Revisor de periódico da Revista Angolana de Extensão Universitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Brás, C. (2021). Avaliação das tele-aulas em tempo de covid-19 pelos encarregados de educação de Luanda. SAPIENTIAE, 7(1), 28-49. https://doi.org/10.37293/sapientiae71.04